Tecnologia na base da produção garante rentabilidade na avicultura de SC

Tecnologia na base da produção garante rentabilidade na avicultura de SC

A avicultura de Santa Catarina tenta adequar seu perfil familiar às novas tecnologias disponíveis para a produção de frangos. A cadeia produtiva incorpora recursos que otimizam a criação de aves sem comprometer a renda dos pequenos produtores. Mais do que uma dose extra de investimentos, o quadro exige uma mudança cultural dos avicultores, que precisam adotar hábitos sem descuidar do manejo, conferiu a Expedição Avicultura 2015 em roteiro de 1,2 mil quilômetros pelo estado.

A adoção de tecnologia nas granjas tem o objetivo de extrair o máximo potencial das aves. “Não adianta ter a melhor ração e a melhor assistência técnica se não tiver uma ambiência adequada, pois aí não se explora todo o potencial genético dos animais”, pontua o gerente da GTB Foods, Alexandre Ferreira. A empresa abate 80 mil aves/dia em Ipuaçu (Oeste) com expectativa de elevar para 140 mil aves/dia em 2016, mas vê na escassez de granjas modernas um entrave.

Investimento no conforto térmico e na iluminação, que podem passar de R$ 500 mil por aviário, reduz o estresse dos animais, gerando economia ao longo de toda a cadeia produtiva. “Os resultados zootécnicos das aves ficam superiores e é possível reduzir o tempo de alojamento das aves”, exemplifica Ferreira.

Isso motivou o produtor Celmir Haiduk a construir um galpão há 2 anos, após 20 anos atuando na atividade. “A operação é mais simples e exige menos mão de obra”, compara, com planos para a construção de mais um barracão.

Sem ignorar a tecnologia disponível para as granjas, a Aurora, de Chapecó, aposta em eficiência no manejo para a conta fechar. 85% dos fornecedores da cooperativa têm perfil familiar e apenas 15% dos aviários são modernos. “É preciso levar em conta o tipo do produtor e a capacidade de investimento. Nessas condições, o galpão convencional ainda dá bons resultados”, diz o diretor de agropecuária Marcos Antônio Zordan.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.