Voltar
Foto materiais de constru%c3%a7%c3%a3o

Indústrias de materiais de construção mantêm expectativa de vendas regulares em novembro

São Paulo – O termômetro da ABRAMAT - Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção – indica que 50% dos empresários da indústria de materiais estimam vendas regulares em dezembro.

O estudo aponta também que 35% esperam vendas ruins no período, enquanto 10% preveem um cenário muito ruim para o último mês do ano. Somente 5% foram otimistas e responderam que esperam boas vendas.

O cenário reflete uma sequência de regularidade e de baixas taxas de otimismo nos últimos meses. Em novembro, por exemplo, nenhuma empresa estimou vendas boas ou muito boas.

A expectativa dos empresários da indústria têm se mantido mais ou menos estáveis nos últimos meses, embora num patamar de vendas baixo. Acredito que estamos vivenciando uma situação típica de fundo do poço que deve se manter até meados do próximo ano. Somente pode melhorar após a aprovação do ajuste pelo Congresso e o Executivo propor uma agenda de crescimento, que possa quebrar a fala de confiança das famílias e dos empresários, o que possibilitaria uma retomada lenta e gradual do consumo e dos investimentos”, informa Walter Cover, presidente da ABRAMAT.

Neste mês, o pessimismo também foi unanime quanto as ações do Governo para o desenvolvimento do setor. No mês anterior o otimismo era de 5%.

A pesquisa ainda registrou que apenas 40% das indústrias pretendem investir nos próximos 12 meses. O número representa queda de 5 p.p. sobre o mês anterior.

Endereço

Linha Bela Vista

CEP 89843-000

Bairro Industrial

Águas Frias - SC

Localização